Pescadores e Marisqueiras de Salinas da Margarida querem indenização do Consórcio Enseada do Paraguaçu


Com galhos de árvores e madeira queimando, cerca de 200 manifestantes interditaram a estrada Salinas - Conceição, nesta manhã, sendo observados à distância pela Polícia Militar (Pelotão da Caatinga) e soldados do Pelotão local. O tráfego estava interrompido apenas para os carros das obras do Estaleiro e liberado para os moradores que podiam passar livremente

Os pescadores e marisqueiras de Salinas da Margarida que fizeram esta manifestação nas imediações do "Manguinho" estavam reivindicando a liberação de uma verba indenizatória prometida pela empresa  Terrabrás e o Consórcio Enseada do Paraguaçu, que são responsáveis pela construção do EEP - Estaleiro Enseada do Paraguaçu, com sede no distrito de São Roque pertencente a Maragogipe e que também afeta Salinas da Margarida.

Segundo Indian Brito Ribeiro, as Colônias de Pescadores e a APASMA (Associação de Pescadores e Marisqueiras de Salinas da Margarida) fizeram uma lista de 2500 pessoas e até agora só foram contempladas 500. os manifestantes alegam que estão precisando dessa verba já que ficarão impossibilitados de pescar e mariscar durante o período em que as dragas estiverem escavando o fundo da enseada para dar andamento à construção do estaleiro.

De acordo com o Sr. Noé, os pescadores da região já sofreram muito com a Maré Vermelha, fato que aconteceu em 2007, e agora estão necessitando de uma resposta do "Consórcio" para não saírem ainda mais prejudicados. Os manifestantes esperam que os representantes do EEP respondam às suas reivindicações de estender a indenização para mais pescadores, já que isso afeta a todos.


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. A TERRABRAS informa que os entendimentos à respeito deste assunto são entre a comunidade, o EEP (ESTALEIRO ENSEADA DO PARAGUAÇU) e o CEP (CONSÓRCIO ESTALEIRO PARAGUAÇU) que são os verdadeiros donos da obra. A TERRABRAS é uma simples sub-contratada para executar os serviços de terraplenagem, não exercendo nenhuma atividade com relação direta com o mar que possa afetar a pesca ou outra atividade similar.

    TERRABRAS S.A.

    ResponderExcluir