Governo lança manual para utilização de Redes Sociais
Foi lançada hoje, 29, pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, uma cartilha com orientações para atuação em Redes Sociais. O documento tem como objetivo estipular melhores práticas no uso de redes sociais, incluindo a geração de conteúdo, interação com o usuário e atuação em casos de crise.
O documento explica o surgimento das Redes Sociais, esclarece o funcionamento das principais Redes e informa como devemos usar e interagir com os usuários: “Ao se trabalhar com usuários em redes sociais, é importante compreender que se tratam de pessoas com pouco tempo disponível e cujas opiniões são rapidamente formadas pelos conteúdos que enxergam em suas redes de relacionamento ou nas mídias sociais como um todo. Ou seja: não é mais necessária a confirmação de uma determinada ocorrência por algum veículo crível de mídia para que esta ocorrência seja encarada como verdade pela maioria das pessoas”.
Como boas práticas, a cartilha informa: “os conteúdos postados são sempre de ordem pessoal – mas, a partir do momento em que o usuário definir o seu local de trabalho, eles invariavelmente terão também um teor profissional. isso significa que há algumas boas práticas simples que devem ser seguidas:
1. Você é uma pessoa pública
Sempre que postar algo nas redes sociais, entenda que o conteúdo da sua mensagem será visto por colegas, chefes, clientes, fornecedores, parceiros de negócio, amigos e familiares. Nunca poste nada que possa ser usado contra você na esfera profissional.
2. Seus seguidores/ amigos vão confundir o seu “eu” pessoal com o seu “eu” profissional
Você pode não ser o porta voz oficial do seu local de trabalho mas, a partir do
momento que deixá-lo público, será visto pelos demais usuários (amigos, seguidores, colegas, fãs) como alguém que fala em nome da instituição. Evite postar qualquer coisa que possa gerar danos à instituição em que atue.
momento que deixá-lo público, será visto pelos demais usuários (amigos, seguidores, colegas, fãs) como alguém que fala em nome da instituição. Evite postar qualquer coisa que possa gerar danos à instituição em que atue.
3. Escrever na rede é o mesmo que escrever em pedra
Escrever não é o mesmo que falar: suas palavras ficam na web e são indexadas quase que instantaneamente por outras redes. Assim, mesmo que apague um post do qual tenha se arrependido, ele provavelmente já terá sido indexado pelo Google e por outros sites, se perenizando na Internet e ao alcance de todos os usuários. Pense antes de publicar; se for para se arrepender, arrependa-se antes de escrever.
4. Proteja-se
Uma crise envolvendo posts em redes sociais feitos por um colaborador e prejudicando a empresa nunca tem a empresa como alvo único; o próprio colaborador acaba marcado na rede, o que dificulta a sua carreira no mercado como um todo.
5. Nunca deixe de ser você
Isso não significa que você não possa ter opinião. Como qualquer cidadão, você é livre para pensar e expressar o que desejar, da forma que preferir. Mas, como qualquer pessoa pública, tem que entender que tudo o que expressar provavelmente trará consequências, sejam estas positivas ou negativas.
Para ter acesso a todo o conteúdo da Cartilha clique aqui e baixe o texto completo.

0 comentários: